{Precisamos Falar Sobre} Escama Só Em Peixe

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Acho que todo mundo que tem acesso à internet já teve a oportunidade de conhecer ou ao menos ver alguma postagem sobre a Mc Loma, que explodiu no comecinho desse ano de 2018 com a música Envolvimento, após gravar um clipe com os amigos e postar no youtube.

A Mc Loma e suas amigas inseparáveis, as Gêmeas da Lacração, são de Pernambuco e, tanto na música Envolvimento, quanto no dia a dia, usam gírias que tem relação com o lugar, gírias essas como a atualmente conhecidíssima, "escama só de peixe".

Aproveitando essa deixa resolvi vir aqui hoje falar sobre um assunto hiper pertinente e que já me coço há um bom tempinho para falar sobre: a exploração do couro de peixe para a produção de acessórios.

escama só em peixe, precisamos falar sobre

Já não é de hoje que os animais são explorados, seja para o uso de sua carne ou pele para a criação de bolsas, carteiras, casacos, tapetes, etc. Consequentemente também não é tão recente os alertas de preservação das inúmeras espécies que vem entrando em extinção com o passar dos anos, alertas esses que são ignorados pelo simples motivo de: se tem demanda e lucro a matança continua. 

Voltando à questão dos peixes, ainda encontramos o ceticismo em relação à sua senciência e a crença cega que nos faz achar que ainda tem muito peixe no mar pra gente se preocupar. Tá complicado de entender? Aguenta aí que vou esclarecer.

Diversas pessoas acreditam que os peixes não sentem nada, que são diferentes do seu cãozinho que você cria com muito amor e que faz você se sentir super mal ao pisar na patinha dele. Mas esse pensamento está bem equivocado. Diversos estudos relatam que os peixes são extremamente inteligentes e demonstram comportamentos indicadores de memória e de capacidade para aprendizagem. Os peixes ainda possuem as estruturas do cérebro que transmite a dor,  mesmo esta sendo uma análise cerebral complexa. 

escama só em peixe, precisamos falar sobre
Tudo bem, eu confesso, a Dory é uma exceção na capacidade de memória.

Outro fato que poucas pessoas tem conhecimento ou preferem ignorar enquanto comem seu peixinho frito e desfilam por aí com sua bolsa de escama é que toda essa pesca excessiva afeta e muito o nosso ecossistema. Segundo a ONU em 2048 não iremos mais ver peixes no oceano, então vale a pena repensar nossos hábitos, não é mesmo?!

"Poxa, Mariana, mas são só alguns peixinhos, aqueles mais simples. Os exóticos serão preservados." Também não é bem assim, pois quando os pescadores jogam a rede ao mar é impossível controlar o que vem nela e o que fica. Dessa maneira diversas espécies são mortas e descartadas. Não pensem vocês que nessa busca desenfreada por dinheiro que todos os pescadores se dão ao trabalho de separar os animais marinhos que não são de seu interesse para devolve-los à água com vida. Algo que seria um tanto quanto complicado mesmo, considerando que na puxada da rede, a descompressão à qual são submetidos torna-se insuportável quando são forçados a subir depois de certa profundidade, tornando desde já quase impossível que o animal marinho tenha uma vida.

escama só em peixe, precisamos falar sobre

Seria ótimo acreditar que é fácil conscientizar a grande massa consumidora, que reverter a situação na qual as espécies ameaçadas de extinção chegaram vai ser moleza e não consumir produtos de origem animal será simples, considerando que hoje em dia quase tudo se não tudo tem uma bela porcentagem animal. Mesmo assim, pra chegar lá a gente precisa começar.

Que tal começar a pesquisar um pouco mais sobre os produtos que você consome? O que acha de optar por couros sintéticos? Já que, atualmente, graças ao avanço da tecnologia, são parecidíssimos com os originais e tão bonitos quanto. O que acham de passar a respeitar todas as formas de vida?


33 comentários via Blogger
comentários via Facebook

33 comentários

  1. Olá Marii, de fato é muito importante nos conscientizar sobre tudo o que usamos, compramos e como esses "produtos" podem ameaçar o meio ambiente. Fiquei muito impactada com o vídeo e adorei a forma como elaborou o post e trouxe a tona este assunto. Esta de parabéns! Realmente depois de hoje irei rever melhor tudo o que compro. Bjs e ganhou mais uma seguidora ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post e que ele tenha te tocado de alguma forma. É mesmo muito importante a gente ter consciência sobre o que consome e cuidar do mundo em que vivemos.
      Também to te seguindo lá no Juliana Mallorie, amei teu blog!
      Beijos

      Excluir
  2. Que post incrível! Esse tema deve se divulgado pro mundo! Muitas pessoas em pleno 2018 ainda consomem produtos feitos com pele animal... Muitas espécies são extintas por conta dessa prática! Parabéns pela coragem de ter falado sobre! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michelle! Que bom que gostou! As pessoas muitas das vezes, mesmo sabendo do perigo que várias espécies correm, acabam achando que isso não os afetará, ou que estamos falando só de animais irracionais que nada sentem. É um quadro muito triste, mas aos pouquinhos a gente chega lá!
      Beijos!

      Excluir
  3. Parabéns, muito bacana você conscientizar as pessoas sobre a tratarem os peixes como qualquer outro animal de estimação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É importante a gente saber que eles tem consciência do que passam e que sofrem com isso. Precisamos respeitá-los também!

      Excluir
  4. Parabéns adorei seu post, ele é bem elaborado e completo, e a idéia optar por couros sintéticos podia ser colocada em ação na minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Eu não sou lá uma especialista em couro, mas acho que o sintético não perde em nada para o couro de animais. Poderia ser adotado tranquilamente para quem curte um couro.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!!! Eu amei seu post, você escreve super bem. Acho muito legal pessoas como você que se preocupam com os animais, é uma pena que essas pessoas que fazem essa maldade não só com os peixes mas com diversos animais não se conscientizem do horror que estão cometendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jamille! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Infelizmente existe ainda um grande número de pessoas que "alimentam" essa indústria, mas ainda assim é necessário que cada um de nós faça sua parte, conscientizando e passando informações como essa à frente.

      Excluir
  6. Oi Mari! Que post bacana, nunca tinha lido nada a respeito da exploração do coro do peixe, fui muito bom ficar sabendo sobre isso! Vejo muitas bolsas feita com esse material e são bem caras! Poderiam optar por couros sintéticos!!!
    Bjs | https://loucaspela-coreia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nath! Que bom que passei um pouquinho de informação para você. O couro sintético seria uma ótima opção, não é mesmo?! Tanto para os animais, quanto para o bolso de quem compra.

      Excluir
  7. Oi, Mari! Muito pertinentes os pontos que vc levanta no seu post. É preciso que a gente tome consciência do impacto do consumo animal no ecossistema. Infelizmente eu ainda não consegui parar de me alimentar com carne como gostaria, mas outros produtos de origem animal como couro e pele, nunca consumi. Obrigada por essa lição de consciência e humanidade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís! O impacto no ecossistema é mesmo real e enorme. É importante que as pessoas tenham conhecimento disso. Não consumir produtos de origem animal já é um grande passo. Quanto a carne, quando você sentir que está pronta e que é a hora você se organizará aos pouquinhos para parar. Não se force a nada ;)
      Beijos

      Excluir
  8. Mariana, tema espinhoso, né?
    Vou te contar uma coisa sobre mim: eu sou uma carnívora culpada.
    Sinto culpa e remorso quando penso que, para eu comer, alguém morreu.
    Talvez o maior desejo que tenho é conseguir ser vegetariana.
    Estou longe de conseguir, mas é algo que meu coração grita.
    Então, jamais nessa vida usaria algo feito de couro de peixe. Nem de vaca uso mais, há anos.
    E você tem razão: eu trabalhei por 2 décadas com produção de calçados e os materiais sintéticos evoluíram tanto que precisa ser mesmo muito expert pra notar a diferença.
    Não tem desculpa..
    beijossss
    Blog Elaine Gaspareto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine!
      Que prazer te receber aqui! Ccompanho seu blog a bastante tempo e você sempre me salva! <3
      Bom, eu também me sentia muito mal ao comer carne. Até que alguns anos atrás parei de consumir carne, porém não seguia uma dieta correta e fiquei meio anêmica. Voltei a consumir carne e me sentia ainda pior.
      Agora estou cortando aos poucos tudo que é de origem animal e pesquisando melhor sobre veganismo para seguir uma dieta saudável e tá indo tudo bem. Acho que tudo ocorre na hora e sem pressão ou extremismo, quando você estiver pronta vai rolar!
      Quanto ao couro, não tem desculpa mesmo para não usar o sintético e aí está você de prova!
      Beijos!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá, Alisson! Pois é, infelizmente quase tudo dos animais são usados em quase tudo que nós consumimos, por isso vale a pena ficar sempre atento às origens dos produtos que levamos das prateleiras para nossa casa.

      Excluir
  10. Nossa amore que fator importantíssimo você citou. Hoje em dia as pessoas só pensam na beleza e em dinheiro. Beleza no sentido de desfilar bolsas, casacos, exibir tapetes e tudo com peles de pobre criaturas.
    E dinheiro no sentido de quem vende e produz isso.
    Infelizmente nem ligam pra isso mas la no futuro quando fizer falta vai ser tarde.
    Parabens pelo excelente texto.
    Beijinhos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Juh! Infelizmente ainda tem um bom número de pessoas que não tem conhecimento suficiente sobre esses fatos ou que são mesmo superficiais demais para se importar. Por isso a importância de abordamos esses assuntos!
      Beijos <3

      Excluir
  11. Um texto muito interessante. Na minha opinião acho que as pessoas podem continuar se alimentando de peixe, se assim desejarem, porém de maneira sustentável, de verdade sem nenhuma hipocrisia.Mas isso depende de questões que estão muito além do meu "achar". Quanto ao uso da pele, concordo quando diz que as pessoas poderiam usar materiais sintéticos. Usar as peles está associada a ideia de poder.Não li em lugar algum, mas essas coisas me fazem lembrar que alguns homens primitivos ou em algumas culturas pelo mundo a fora, expor a pele de um animal é sinônimo de poder e vitória na caçada, e assim demonstrar diferença e superioridade dentre os demais.
    E não é isso também que as marcas de roupas, acessórios, etc fazem?




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani! Exatamente. Não acredito que as pessoas tenham que parar de consumir carne se elas não sentem esse desejo, porém seria maravilhoso se elas consumissem com respeito e consciência. Adorei essa comparação que fez com os homens primitivos. Acredito que seja realmente isso que faz com que as pessoas usem couro/pele animal, a sensação de poder. Vestir "um animal" que antes era conhecido como feroz e/ou livre. Caso contrário, ninguém se sentiria confortável em usar a pele de algo que já foi vivo, como vimos no vídeo acima.
      Beijos

      Excluir
  12. cARAKAAA O0 emm ta de parabens! adorei o seu post muito interessante um assunto bem serio de se falar. É um assunto bem amplo e de debate . e outras flor podems ve que quase todo mudo usa roupa que é feito com pele de animais e muitos usam mais pra ficar na moda e ser visto diferente e meuitas dessas pessoas são aquelas que tem mais dinheiro e pode etec... mais adorei post de hoje bem interessante .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Realmente o uso da pele de animal tem uma ligação muito forte com o poder.
      Beijos

      Excluir
  13. Há algum tempo atras quando me tornei vegetariana, pesquisei a fundo algumas coisas relacionadas a isso, e me deparei justamente com o que você disse no texto. As pessoas pensam que tudo que temos é ilimitado, inclusive os peixes. Mas não é bem assim, e a falta deles fará muito mal a nosso ecossistema.
    Tudo que existe, existe por um motivo e as pessoas tem que entender que apesar de habitarmos neste planeta ele não existe para nos servir, nem tudo gira em torno de nós, meros seres humanos.

    Enquanto não aprendermos isto, continuaremos acabando com tudo que tocamos, inclusive os animais :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jaque! Falou super bem. As pessoas ainda não tem noção do quanto essa atitude delas pode prejudicar o mundo em que vivemos. Mesmo sabendo que cada dia mais animais entram em extinção, ainda tem muito o que aprender. Os animais não estão aqui para serem explorados pelos seres humanos até que seu fim chegue.

      Excluir
  14. Não tem como falar muito sobre. Odeio maltratos contra os animais. Mas n posso vir aqui e falar algo muito relevante pois n sigo o veganismo ou vegetarianismo. Mas é pertinente o que VC falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não sendo vegana você pode ter, e acredito que tenha, respeito pelos animais. É isso que importa. Já é um bom começo!
      Beijos

      Excluir
  15. Nossa é um assunto de estrema importância e que vale muito a pena considerar! Eu não uso ou usaria produtos feito de animais sabe? Mais em questão da alimentação e bem complicada por que somos ensinados desde pequenos que é normal. Eu já vi esse vídeo e é bem impactante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falo algo muito importante, Dandara! Desde pequenos já somos ensinados que é normal consumir carne. Por isso é uma luta tão grande e mesmo cultural pelo não consumo delas. Mas tenho notado que aos poucos muitas pessoas tem pelo menos diminuído o consumo da carne por vontade própria.
      Beijos

      Excluir
  16. Muito interessante a forma como você relacionou o trecho da música com o fato abordado em todo texto. Me fez refletir sobre várias situações.

    ResponderExcluir
  17. Então, essa é uma questão complicada. Tudo no nosso ecossistema se renova e se utiliza de uma forma ou outra pra viver. Não que eu considere certa a utilização desenfreada de bens naturais para consumo de ego, mas eu realmente acho que em questão de cadeia alimentar, não tem muito o que fazer. O vegano/vegetariano não pode e nem deve, julgar quem é carnívoro. Cada pessoa tem seu direito de escolha e isso não deve ser ferido de forma alguma.

    ResponderExcluir